quarta-feira, 1 de junho de 2011

Poluição Plástica


Três postagens em uma! Todas sobre o mesmo tema: Poluição Plástica.

1ª) Prefeitura de São Paulo sanciona lei que proíbe sacolas plásticas


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab sancionou a lei que proíbe a distribuição e venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais na cidade. O objetivo da medida, aprovada pela Câmara de Vereadores é incentivar o uso de sacolas retornáveis e reutilizáveis. A partir de 1º de janeiro de 2012, os estabelecimentos só poderão oferecer sacolas gratuitas para produtos vendidos a granel, como hortifruti vendidos em feiras e para embalagens de produtos que possam verter água, como carnes e laticínios. A legislação não se aplica às embalagens originais das mercadorias. A medida proíbe ainda os fabricantes, distribuidores e estabelecimentos de inserirem, nas sacolas plásticas, o rótulo de degradáveis, oxidegradáveis, oxibiodegradáveis, foto-degradáveis e biodegradáveis. Os estabelecimentos comerciais serão obrigados a exibir placas informativas, com as dimensões de 40 centímetros por 40 centímetros, com os dizeres "Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis". A multa para quem descumprir a lei vai de R$ 50 a R$ 50 milhões. A fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Com a medida, São Paulo se torna a segunda capital brasileira a banir as sacolinhas plásticas, depois de Belo Horizonte.
 
2ª) Espiral de Plástico no Oceano

Isso não é uma imagem via satélite de um furacão, mas sim de uma espiral/vórtex de plástico no meio do oceano. Cerca de 70% do lixo dos oceanos é formado por plástico. Tão assustador quanto um furacão!


3ª) 4Rs - Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Como estamos abordando a questão do lixo nos últimos posts, a artista Dianna Cohen compartilha algumas duras verdades sobre a poluição do plástico no oceano e em nossas vidas. Achei muito interessante a proposta de se acrescentar antes dos 3Rs mais um R: Recusar! Se adotarmos essa postura, não precisamos de nenhuma lei para diminuir a quantidade de lixo que produzimos. Vejam o vídeo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário