sábado, 20 de outubro de 2012

Dicas para o ENEM 2012

Faltam apenas duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro. Para ajudar os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos, o portal G1 ouviu representantes de cursinhos para saber quais assuntos podem ser cobrados e elaborou uma lista com dez assuntos principais em cada uma das quatro provas. Abaixo as dicas de Ciências da Natureza:

VEJA 10 TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENEM
Pré-sal (Foto: G1)
1) Pré-sal
Entenda as características da camada pré-sal de petróleo descoberta pela Petrobras no litoral brasileiro, a localização do depósito de petróleo e a importância econômica da descoberta, uma vez que o país pode se tornar um exportador de petróleo.

Leia mais sobre o pré-sal
química (Foto: TV Globo/Reprodução)

2) Ligações químicas
A química está presente no simples ato de lavar os cabelos. Entenda por que o cabelo fica melhor quando usamos o condicionador.
vacina H1N1 (Foto: Reprodução/RBS TV)

3) Imunização

É importante compreender como é o processo de imunização de um vírus como o H1N1, que provocou uma epidemia mundial da nova gripe em 2009.
eletromagnetismo (Foto: TV Globo/Reprodução)

4)Eletromagnetismo

Conceito que aparece nas questões de física, estuda as propriedades magnéticas das correntes elétricas e suas aplicações.
milho transgênico (Foto: TV Globo/Reprodução)

5) Transgênicos

Organismos geneticamente modificados, são produzidos a partir da transferência de genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro.
termodinâmica (Foto: G1)

6) Termodinâmica

É um tema que relaciona os conceitos clássicos de termologia, temperatura e calor, e as leis que governam os processos de conversão de energia.
lentes (Foto: TV Globo/Reprodução)

7) Ótica

Entenda o funcionamento da visão humana, e das lentes convergentes e divergentes, que podem cair em perguntas sobre física e biologia na prova.
coração (Foto: TV Globo/Reprodução)

8) Coração
Tema importante na área de saúde humana, é importante que o candidato compreenda como é o funcionamento do sistema circulatório do corpo humano.
teste de DNA (Foto: Divulgação/Imesc)

9) Exame de DNA
O exame de DNA pode ser usado para definir paternidade e também para ajudar em investigação criminal. Saiba quais são os processos envolvidos.
corais (Foto: Albert Kok/Wikimedia Commons)

10) Poluiçã
o do mar
O aumento da emissão de CO2 na atmosfera tem provocado alterações no ecossistema marinho. Entenda como isto acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário