terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mapas Conceituais de Biologia

Podemos dizer que um mapa conceitual ou mapa mental é uma representação gráfica em duas ou mais dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações (nexos) entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação têm funções estruturantes e exercem papel fundamental na representação de uma relação entre dois conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação chamamos de proposiçãoEu postei na minha pasta do dropbox uma série de mapas conceituais sobre os mais variados temas da Biologia (Amabis e Martho). Acredito que os mapas podem representar uma boa ferramenta de estudo nesse momento pré-Enem e pré-vestibular! Acessem:



O desafio também é tentar construir os seus próprios mapas de conceitos! White e Gunston (1997) propõem uma sequência de etapas que auxiliam a construção de um mapa conceitual: (1) Escreva os termos ou conceitos principais que você conhece sobre o tópico ou tema selecionado. Escreva cada conceito ou termo em um cartão. (2) Revise os cartões, separando aqueles conceitos que você não entendeu. Também coloque de lado aqueles que não estão relacionados com qualquer outro termo. Os cartões restantes são aqueles que serão usados na construção do mapa conceitual. (3) Organize os cartões de forma que os termos relacionados fiquem perto uns dos outros. (4) Cole os cartões em um pedaço de papel tão logo você esteja satisfeito com o arranjo. Deixe um pequeno espaço para as linhas que você irá traçar. (5) Desenhe linhas entre os termos que você considera que estão relacionados. (6) Escreva sobre cada linha a natureza da relação entre os termos (nexos). (7) Se você deixou cartões separados na etapa 3, volte e verifique se alguns deles ajustam-se ao mapa conceitual que você construiu. Se isto acontecer, assegure-se de adicionar as linhas e relações entre estes novos itens.

Uma outra opção é construir os mapas conceituais utilizando um programa denominado CMAP disponível em: http://cmap.ihmc.us/

Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário